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 não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276

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paulo-valega

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MensagemAssunto: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Nov 25, 2012 11:54 pm

Boa noite:

Como observador pergunto.
Esse cepo da cremalheira de que mota é ?
Se está numa Casal 125 K276 já não é o de origem.
Cumprimentos
Paulo Válega
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Nov 26, 2012 1:08 am

Boa noite,

é de uma K276 de 1981. Se não é de origem eu não sei. Só sei que esta mota esteve sempre em familia.Era de um primo Está comigo à 20 anos ( Só troquei cremalheira). Antes de vir para mim a moto esteve parada cerca de 9 anos. Só andou nos dois primeiros anos de vida. ( pelo que sei só foram alterados os para lamas, a cor-original branca- e penso que a suspenção traseira).

Mais não sei dizer

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eneias

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Nov 26, 2012 10:37 am

paulo-valega escreveu:
Boa noite:

Como observador pergunto.
Esse cepo da cremalheira de que mota é ?
Se está numa Casal 125 K276 já não é o de origem.
Cumprimentos
Paulo Válega

É possível que seja! Já vi outra com um igual, embora a minha e as que estou habituado a ver sejam com os cepos em forma de pétalas...

Cá para mim a Casal, quando tinha escassez desta ou daquela peça, desenrascava com o que havia! Mesmo à portuguesa!!!! affraid
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paulo-valega

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MensagemAssunto: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Nov 26, 2012 2:33 pm

Boa tarde:

Longe de mim afirmar que é assim ou é assado, o que pretendo transmitir às pessoas que estão a fazer restauros, é que estes o façam o mais possível dentro da originalidade do modelo em questão.
Como já passaram por mim várias Casais 125cc K276 e nunca tinha visto nenhuma equipada com este tipo de cepo de cremalheira eis o motivo da minha intervenção e chamada de atenção.
Entretanto aqui fica umas fotos do cepo de cremalheira que penso ser o que equipava este modelo de origem.
Cumprimentos,
Paulo Válega
http://postimage.org/image/7wow5xrcj/
http://postimage.org/image/ogk54uurz/
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F Nunes

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Nov 26, 2012 3:39 pm

ambos são da casal logo é provavel a hipótese levantada pelo eneias , já li em reportagens antigas que era habito saírem da linha de montagem maquinas com acabamentos diferentes devido aos materiais serem de diversos fornecedores e mesmo o intercâmbio de peças entre modelos era usual em todas as marcas, este cubo de borrachas redondas equipava diversas 50s e o prato era ligeiramente diferente no rebordo as medidas não tenho certeza mas sendo este prato igual ao do cubo da borracha em estrela ( lamelas ) parto do principio que são iguais nas medidas

ps : o que escrevi não passa da minha opinião visto não poder fazer uma afirmação

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Rui Teixeira

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Nov 29, 2012 3:38 pm

Está a ficar um excelente trabalho, breve está de volta á estrada, força nisso. cheers
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Nov 29, 2012 3:50 pm

Obrigado,

esperemios que volte depressa e bem!!

estou a começar a descobrir os "podres"

Vai ficar concerteza melhor....
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eneias

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Sex Nov 30, 2012 10:57 am

coruja escreveu:
Obrigado,

esperemios que volte depressa e bem!!

estou a começar a descobrir os "podres"

Vai ficar concerteza melhor....

Esta é uma parte chata! Muito chata! A dada altura vamos descobrindo coisas piores do que estávamos à espera! Pode ser no motor com o cilindro mais riscado que a conta, num bocado de chapa completamente podre ou num pisca que se partiu simplesmente! As possibilidades são tantas que até assusta, mas isso também faz parte do encanto da coisa!

Quando o restauro da minha estiver finalizado farei com o f nunes um apanhado das coisas inesperadas que foram surgindo e das dezenas de contatos que fomos fazendo para conseguir peças em falta ou mal tratadas!

Para terem uma ideia, num apanhado simples, contabilizei cerca de 35 contatos na demanda de peças e material vário e certamente que me esqueci de alguns!!!

Estou desejoso de ver essa amarelona finalizada!
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Sex Nov 30, 2012 11:28 am

mais uma pequena compra:
faltam as lampadas.
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 02, 2012 2:32 am

Hoje foi dia de compras:




também não me posso esquecer de agradecer ao
F. Nunes e Eneias

Nunes, a luzicor tinha lá os "teus" autocolantes à venda. fizeram mais para vender. já tenho os das suspensões...

obrigado
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F Nunes

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 02, 2012 4:31 pm

não tarda esta de novo na estrada

os autocolantes da suspensão só leva do lado esquerdo quando fiz a encomenda pedi dois por engano e mantive para poder remediar caso não aguentasse o verniz, aguentou bem ficou para a minha

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Bruno Carnaz

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 02, 2012 5:53 pm

coruja escreveu:
Hoje foi dia de compras:




também não me posso esquecer de agradecer ao
F. Nunes e Eneias

Nunes, a luzicor tinha lá os "teus" autocolantes à venda. fizeram mais para vender. já tenho os das suspensões...

obrigado

Boas vejo que acabas te por comprar o conta km
Parabéns pelas aquisições
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 02, 2012 9:04 pm

Sim,

obrigado,

foi muito "chorado"...

Já me falta pouco...


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eneias

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Dez 03, 2012 10:38 am

Está quase! Mais um maquinão a rolar dentro em breve! Parabéns coruja!
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coruja

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Dez 06, 2012 2:31 am

Olá a todos,
cada dia que passa crio mais um objectivo.

Hoje pensei eu desenraiar as rodas. o meu problema é depois para montar e afinar. já descobri alguém que me faz esse serviço.

Não faço ideia do valor que será justo para o serviço, Sem material.

Neste momento estou a pensar em ser eu a desenraiar ( antes levo as rodas ao mecânico para ele analisar o estado geral) depois faço eu essa parte do trabalho

A minha questão é se existe algum "truque especial" para o fazer. Apenas desmontar.

Depois estes raios são fáceis de encontrar ou são específicos? Vale a pena tentar recuperar os mesmos, ou é mais vantajoso comprar novos ( se forem fáceis de encontrar)

Penso que esta é a melhor decisão, mas como o meu orçamento é reduzido, tenho de ser eu a fazer metade do trabalho ( o que sei e posso ser eu a fazer)

Os raios estão com ferrugem, o "luminox trata da saude" dos mesmos?

aguardo as vossas opiniões
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eneias

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Dez 06, 2012 2:47 pm

coruja escreveu:
Olá a todos,
cada dia que passa crio mais um objectivo.

Hoje pensei eu desenraiar as rodas. o meu problema é depois para montar e afinar. já descobri alguém que me faz esse serviço.

Não faço ideia do valor que será justo para o serviço, Sem material.

Neste momento estou a pensar em ser eu a desenraiar ( antes levo as rodas ao mecânico para ele analisar o estado geral) depois faço eu essa parte do trabalho

A minha questão é se existe algum "truque especial" para o fazer. Apenas desmontar.

Depois estes raios são fáceis de encontrar ou são específicos? Vale a pena tentar recuperar os mesmos, ou é mais vantajoso comprar novos ( se forem fáceis de encontrar)

Penso que esta é a melhor decisão, mas como o meu orçamento é reduzido, tenho de ser eu a fazer metade do trabalho ( o que sei e posso ser eu a fazer)

Os raios estão com ferrugem, o "luminox trata da saude" dos mesmos?

aguardo as vossas opiniões

Olá coruja,

Ainda que não sendo a pessoa mais habilitada (já desmontei, mas nunca fiz o inverso) cá vai o que sei:
Desmontar não tem grande ciência. É ir desmontando nas calmas e, se possível, evitar misturar os raios de um lado com outro (eu fiz 2 montinhos separados). Quanto à facilidade de encontrar... não faço ideia! Os meus estavam bons, mas calculo que se encontre.

Quanto ao Luminox, parece-me boa ideia, mas pede opinião ao f nunes. Pintar é para esquecer que com o tempo salta e fica feio.
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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Dez 06, 2012 4:28 pm

trocar é sem duvida a melhor opção, são relativamente fáceis de encontrar e não são muito caros são raios vulgares as medidas são 3 mm diâmetro ( poderá ter de 4 mm ) comprimento 230 mm ou 235 mm na roda da frente e 160 mm ou 165 mm na roda de trás 36 em cada roda , o ideal é levar um velho para amostra , desenraiar basta desenroscar as cabeças ou não sendo para aproveitar cortar a meio excepto um de cada roda são todos iguais na roda neste caso apenas diferem frt ou trs
quanto a montar e desempenar posso dizer que é mais difícil desempenar um aro usado enraiar costumo demorar cerca de 30 a 45 minutos para desempenar pode demorar 10 a 15 minutos ou horas é muito relativo

luminox e palha de aço fina para limpar os aros

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Dez 06, 2012 6:14 pm

Nunes,

obrigado,
o que chamas barato por raio?



Já me decidi vou mesmo desenraiar, depois vejo a questão de novos raios ou recuperados.

OBG pela ajuda
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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Qui Dez 06, 2012 7:44 pm

cerca de 15 a 20 cêntimos cada 36 em cada roda

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Sab Dez 15, 2012 2:07 am

Finalmente mais um tempinho e mais trabalhinho



mais um rolamento para trocar






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F Nunes

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Sab Dez 15, 2012 3:57 pm

continua o bom trabalho

ps: tenta arranjar mais tempo para te dedicares a ela

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 16, 2012 1:51 pm

Nunes, obrigado

ontem dei mais um grande avanço.

já tirei e abria as bainhas, assim como o farol e respectivas ligações eléctricas.
Só que no meu caso tem de ser muito metódico, pois não vou desmontar a parte ecléctica, e então tem de ficar tudo bem identificado e documentado.

depois ponho fotos, mas as minhas bainhas são diferentes das tuas, pois em vez de um tubo no interior das bainhas a seguir à mola grande, tenho outra mola mais pequena, mas mais "grossa".

Tenho um parafuso que não saiu e já "moeu" a cabeça, mas vai ficar assim pois dá para desmontar e pintar na mesma.

PS- é difícil mais tempo, pois tenho mais tres em casa a quem também tenho de dar tempo e atenção- Sobra pouco tempo para a minha "amante"
abraço
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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 16, 2012 2:50 pm

Aqui seguem as fotos. desculpem a qualidade, mas foram tiradas com o telemovel....





a dita mola mais pequena:


e a dita peça que não sai devido ao parafuso:

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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Dom Dez 16, 2012 4:43 pm

na primeira foto atenção aos rolamentos cónicos das caixas de Direcção , a mola nas 2 que aqui tenho e tubo de ferro com 90 ou 100 mm , esse parafuso é um m 8 cabeça sextavada interior ( allen ) se meteres wd 40 alicate de pressão ( grifos ) deve sair para substituir , ou mais arriscado com chave de impacto ( nunca esquecer que é uma peça de alumínio )

















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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   Seg Dez 17, 2012 1:01 am

f nunes escreveu:
na primeira foto atenção aos rolamentos cónicos das caixas de Direcção , a mola nas 2 que aqui tenho e tubo de ferro com 90 ou 100 mm , esse parafuso é um m 8 cabeça sextavada interior ( allen ) se meteres wd 40 alicate de pressão ( grifos ) deve sair para substituir , ou mais arriscado com chave de impacto ( nunca esquecer que é uma peça de alumínio )

Nunes,

o parafuso nem com WD40 lá vai. já tentei com o alicate de pressão e também não. Só resta a outra opção, mas essa acho que vou levar a alguém com experiência e ferramenta para tal.

Em todo o caso dá para trabalhar assim.

Os rolamentos cónicos ainda não "olhei" para eles coma devida atenção (por isso é que está envolto ainda em filme/película)

Relativamente às molas e ao tubo, parece-me que eu tenho uma mola em vez desse tubo. Não percebo bem o motivo e razão da mesma, mas será para suavizar mais a suspensão?? não sei, não percebo ( mais uma diferença nesta minha Casal- estou a ver que tenho um modelo "exclusivo"LOL) Very Happy

.

















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MensagemAssunto: Re: não é um verdadeiro restauro, mas sim uma "lavagem de cara profunda" CASAL K276   

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