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 White Boss

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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 1:44 pm

E agora uma outra possivel solução...
Ou então dadora/recebedora de peças:







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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 1:47 pm

Este motor é assim de origem?
Ou já sofreu a alteração que acabamos de falar? Furação com outro cilindro?
...
Este cilindro também me parece maior que o do motor de 5 normal... scratch
Não será uma aplicação do cilindro do M112? O tal primeiro motor de 6 velocidades que a Casal lançou...?
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 1:52 pm

esta foto é de uns caters que estão há venda no olx serve para exemplificar estes são casal 5 e foram alterados na  furação

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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 1:57 pm

a qual é que te estás a referir ?
os cilindros a ar dos motores m105 e m112 são idênticos .


Última edição por paulo Marques em Seg Nov 16, 2015 2:00 pm, editado 1 vez(es)
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 1:59 pm

Este está um pouco mais danificado, mas penso que é idêntico:









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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 2:23 pm

paulo Marques escreveu:
a qual é que te estás a referir ?
os cilindros a ar dos motores m105 e m112 são idênticos .

Talvez... Rolling Eyes
Mas estes cilindros parecem-me maiores, mais "altos" que os cilindros que equipam normalmente os motores de 5... scratch
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 2:47 pm

Estes cilindros não me parecem iguais... Rolling Eyes




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RubenC



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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 2:58 pm

BelMa escreveu:
Estes cilindros não me parecem iguais...  Rolling Eyes





Na minha opinião andas um pouco confuso e a misturar tudo , o melhor era decidires quantas velocidades querias ter , e o tipo de cilindro que queres , a ar ou água , para mim era simples , um motor de 6 e um cilindro de lamelas , que até tenho um , e acertar tempos , taxa de compressão , melhorar carters e cilindros e se quisesses gastar mais dinheiro um bom escape e uma boa elétrica
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:03 pm

Estes dois não são iguais?



paulo Marques escreveu:
o  motor  m112 foi o primeiro casal 6, primeiro saiu com o símbolo casal antigo a minha boss tem um destes e são mais ou menos raros especialmente com as duas tampas intactas .

[/quote]
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:18 pm

Já muito perto da decisão final, surge-me esta dúvida...

paulo Marques escreveu:

os cilindros a ar dos motores m105 e m112 são idênticos .
Estes dois motores são idênticos à excepção do cilindro?




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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:27 pm

paulo Marques escreveu:
com o cilindro de lamelas era capaz de ficar engraçado .


Este cilindro, para além do facto de ser de lamelas, não é igual a este, pois não?



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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:28 pm

paulo Marques escreveu:
de todos os que temos falado o m109 é o mais versátil ,tem uma excelente caixa de velocidades ,não são difíceis de encontrar e como se fabricaram até a casal fechar ,é possível encontrar alguns quase novos  .
em qualquer altura podes trocar a caixa de velocidades por uma de 6 basta procurares ,comprei uma o ano passado por 30 euros no olx .
o próprio motor é mais barato que um casal 6  e os cilindros que usa são da casal 5 ,são fáceis de encontrar .
com um cilindro casal 5 a 44mm  ,que que se encontram usados a bom preço ,fica a andar bem .
só por curiosidade deixo 2 fotos que encontrei na net de um m109 com com um cilindro de 2 ou de quatro (por fora é igual ) que quem não souber pensa que é o motor de duas velocidades.





Gosto muito da "leveza" deste motor.
É exactamente isto que quero fazer!
Mas aproveitar a caixa de 6 velocidades...
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:42 pm

a melhor maneira para os identificar é ver a chapa do motor esta la escrito o modelo .
a maior diferença entre o m112 e m105 não está á vista  é a cambota e a embraiagem .
para aproveitar a caixa de velocidades o m105 é melhor .



Última edição por paulo Marques em Seg Nov 16, 2015 3:53 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:47 pm

E eis a minha decisão final:

Depois de ver o último motor de 5 velocidades que saiu, que o Paulo tão gentilmente me apresentou, fiquei com a ideia que esse seria mesmo cinco estrelas para o meu projecto! Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven drunken bounce cheers
Mas, infelizmente, dada a dificuldade em arranjar um motor desses, e como não posso esperar indefinidamente, tenho que pensar noutra coisa… Sad
Então o que é que decidi fazer:

Vou pegar neste motor, ou noutro igual mas em melhor estado:



E vou-lhe meter um cilindro destes:



É viável? scratch
Conseguirei fazê-lo sem ter de aplicar o “berço”? scratch

Espero que sim e…
Espero que sim! study Rolling Eyes

Já tenho um motor destes em vista (vamos ver se consigo concretizar o negócio) e caso seja preciso alguma coisa, tenho sempre este mais velho para desenrascar uma peça ou outra que esteja em estado recuperável. rabbit

Vou ver se apresento o projecto ao mecânico com quem falei a ver a resposta dele e logo que tenha novidades e mais fotos para mostrar cá me apresento! drunken Surprised

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 3:51 pm

paulo Marques escreveu:
a melhor maneira para os identificar é ver a chapa do motor esta la escrito o modelo .
a maior diferença entre o m112 e m105 não está á vista  é a cambota e a embraiagem .

Pois, só que a maior parte das vezes os motores vêm sem a chapa de identificação... Crying or Very sad
E se eu fosse um expert na matéria como tu ainda me safava, assim olha, tento-me desenrascar e chateio o pessoal com muitas perguntas. lol!

Paulo, um GRANDE obrigado pelos teus esclarecimentos!
Tens sido uma grande ajuda! Não há muitas pessoas como tu!
OBRIGADO!!! king cheers Twisted Evil
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 4:06 pm

estás á vontade ,força nisso Very Happy
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 4:11 pm

Por curiosidade...

Que acham disto?

http://olx.pt/i2/anuncio/carters-casal-6-admissao-ao-carter-motor-IDxWJFr.html
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 4:28 pm

Acho que ainda não me dei ao trabalho de perguntar isto:

PARA QUE SERVEM AS LAMELAS? lol

Sei que supostamente fazem a mota andar mais, mais ainda não consegui perceber o porquê?
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RubenC



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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Nov 16, 2015 6:07 pm

BelMa escreveu:
Acho que ainda não me dei ao trabalho de perguntar isto:

PARA QUE SERVEM AS LAMELAS? lol

Sei que supostamente fazem a mota andar mais, mais ainda não consegui perceber o porquê?

Se quiseres tenho aqui motores casal 6 em melhor estado aparente que esses, e poderias utilizar um cilindro de lamelas arrefecido a ar , se quiseres tenho aqui
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Nov 17, 2015 12:10 am

nos motores normais o controle da admissão  é feita pelo pistão .



as lamelas passam a ter essa função .
quando o pistão desce a pressão faz as lamelas fechar e impede a saída dos gases pelo lado do carburador sem ser necessário estar á espera que o pistão tape o buraco da admissão.



quando o pistão sobe e esta a aspirar ,elas abrem para deixar passar o ar vaporizado com a gasolina



vantagens :
o motor trabalha mais certinho ,não cospe gasolina pelo lado do carburador e dá para ter uma admissão maior ,da ainda para ter transferes extra no cilindro .
é por isso que os motores modernos  a 2 tempos tem todos lamelas .
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Dez 16, 2015 3:23 pm

Explicação espectacular! cheers

Sim senhor, já percebi então. Muito obrigado pela ajuda! Very Happy
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Sex Dez 18, 2015 7:27 pm

Boas pessoal!

Ruben, ainda tens o tal cilindro de lamelas refrigerado a ar que falaste?
Para que valor é isso? Mandei-te MP, mas como não obtive resposta...
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RubenC



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MensagemAssunto: Re: White Boss   Sab Dez 19, 2015 7:13 pm

BelMa escreveu:
Boas pessoal!

Ruben, ainda tens o tal cilindro de lamelas refrigerado a ar que falaste?
Para que valor é isso? Mandei-te MP, mas como não obtive resposta...

mandei pm
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 3:38 pm

Boas amigos, fui eu que comprei este motor no OLX   Very Happy
Muito Bom e resistente, mas pessoalmente prefiro os Casal 5 mais antigos.
Quanto ao tamanho, não se deixem enganar pelas fotos, é um motor XL Razz

Abraço

BelMa escreveu:
paulo Marques escreveu:
para quem gosta de alterações na boss  a ultima versão do casal 5 também é um bom motor, deixo algumas fotos que encontrei na net






Paulo, este motor está 5 estrelas! Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Se calhar até era o que ficava mais engraçado aqui na mota! Wink
A parte direita quase não se distingue do motor original da Boss moderna!  drunken
E tem uma coisa que eu gosto muito. Aparentemente é pequenino.  sunny
É que a minha indecisão em relação aos motores é o facto de meter um motor "XL" numa mota "S"...  pale
Acho que fica inestético...  Embarassed
Mas acho que nunca vi disto... scratch
São "raros"? scratch
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F Nunes

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 6:29 pm

Bem vindo ao forum Nelson nao te esqueças de passar na secção fala de ti a fazer a apresentação

confirmo o que disseste em relação ao motor, excepto ser XL no tamanho pois em termos de dimensões é equivalente aos irmãos M151, M154 difere no formato
tive uma Macal M70 com motor destes Excelente nunca deu problemas e tinha muito boas prestações

ainda hoje tenho uma duvida em relação a esta caixa ( nunca abri o meu e foi o único que conheci ) tinha a caixa muito justa tipo os M 109,105,112 etc... logo fico em duvida se essa caixa já será de garfos ou ainda usava o tradicional selector da Casal, se alguém souber e tiver fotos agradeço
espero um dia vir a comprar um desses para voltar a ter uma M 70 replica da minha Verdinha, já tenho a Azul com M 154, e tenciono juntar lhe uma SPORT de 1º modelo
sou casaleiro incondicional mas grande fâ da Macal com motor Casal

e subscrevo a opinião do grande mestre Carlos Martins que me disse na opinião dele os melhores fabricantes em Portugal foram a Casal e a Macal Nº 1 seguidos da SIS 2º lugar e por ai fora

_________________
F.Nunes

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MensagemAssunto: Re: White Boss   

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