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 White Boss

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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Maio 11, 2016 9:37 am

Ok Paulo. Obrigado! Smile

Será que posso meter óleo normal de carro ou tem mesmo que ser valvulina? scratch
É que o cheiro da valvulina dá-me a volta ao estômago. lol!
Basta um leve aroma daquilo e dá-me logo vontade de vomitar. silent No


Última edição por BelMa em Qui Maio 12, 2016 12:02 am, editado 1 vez(es)
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Maio 11, 2016 7:17 pm

não sei o que o resto do pessoal usa ,eu uso o óleo normal 15w-40 que é o mesmo que uso no meu carro a gasóleo e parece resultar .
tambem naõ gosto do cheiro da valvolina lol!
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swartz2111

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Maio 11, 2016 7:34 pm

BelMa escreveu:
Ok Paulo. Obrigado! Smile

Será que posso meter óleo normal de carro ou tem mesmo que ser valvulina? scratch
É que o cheiro-me da valvulina dá-me a volta ao estômago. lol!
Basta um leve aroma daquilo e dá-me logo vontade de vomitar. silent No

O aconselhado nestas máquinas é o SAE 80 ou 80w90, este último também usado nos copos da suspensão..
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lasac

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Maio 11, 2016 9:36 pm

Normalmente os oleos para automóveis (gasolina ou diesel) contêm detergentes que podem fazer patinar a embraiagem das nossas maquinas.Se não patina então continua.
Eu uso oleo moto 4T 10w-40, ou oleo para caixas de velocidades automáticas (ATF) mas que é mais fluido e origina mais barulhos de funcionamento. rabbit
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Maio 12, 2016 11:17 pm

swartz2111 escreveu:
BelMa escreveu:
Ok Paulo. Obrigado! Smile

Será que posso meter óleo normal de carro ou tem mesmo que ser valvulina? scratch
É que o cheiro-me da valvulina dá-me a volta ao estômago. lol!
Basta um leve aroma daquilo e dá-me logo vontade de vomitar. silent No

O aconselhado nestas máquinas é o SAE 80 ou 80w90, este último também usado nos copos da suspensão..

Pessoal, muito obrigado pelos vossos sábios conselhos. Smile

Uma vez que ia ter que comprar óleo e ia, porque o que tinha ali era 100% sintético (para a minha Hdi), e já não chegava para os dois copos da suspensão, optei por ouvir a opinião do amigo swartz e comprei um litro de 80w90 que vim a descobrir que, em termos leigos, é mais conhecido como a minha já querida valvulina. silent pale lol!
Vou ter que a suportar. Suspect lol!
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Maio 12, 2016 11:25 pm

Entretanto fui buscar esta maravilha. Cool

Não reparem muito no que está para ali. lol!
Pensei: "Já que vou ter que mandar zincar e vou, aproveito e mando a parafernália toda de parafusos, porcas, acessórios e afins que para ali tenho. Ao menos fica tudo limpinho e brilhante!" lol!
Dito e feito. Laughing





Agora já posso deitar mãos à obra e começar a montar a minha máquina. Twisted Evil

FINALMENTE!!! lol!
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swartz2111

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Sex Maio 13, 2016 12:23 am

BelMa escreveu:
swartz2111 escreveu:
BelMa escreveu:
Ok Paulo. Obrigado! Smile

Será que posso meter óleo normal de carro ou tem mesmo que ser valvulina? scratch
É que o cheiro-me da valvulina dá-me a volta ao estômago. lol!
Basta um leve aroma daquilo e dá-me logo vontade de vomitar. silent No

O aconselhado nestas máquinas é o SAE 80 ou 80w90, este último também usado nos copos da suspensão..

Pessoal, muito obrigado pelos vossos sábios conselhos. Smile

Uma vez que ia ter que comprar óleo e ia, porque o que tinha ali era 100% sintético (para a minha Hdi), e já não chegava para os dois copos da suspensão, optei por ouvir a opinião do amigo swartz e comprei um litro de 80w90 que vim a descobrir que, em termos leigos, é mais conhecido como a minha já querida valvulina. silent pale lol!
Vou ter que a suportar. Suspect lol!

Nada que uma mola da roupa no nariz não resolva.. ;-)
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Sex Maio 13, 2016 10:55 pm

swartz2111 escreveu:
BelMa escreveu:
swartz2111 escreveu:
BelMa escreveu:
Ok Paulo. Obrigado! Smile

Será que posso meter óleo normal de carro ou tem mesmo que ser valvulina? scratch
É que o cheiro-me da valvulina dá-me a volta ao estômago. lol!
Basta um leve aroma daquilo e dá-me logo vontade de vomitar. silent No

O aconselhado nestas máquinas é o SAE 80 ou 80w90, este último também usado nos copos da suspensão..

Pessoal, muito obrigado pelos vossos sábios conselhos. Smile

Uma vez que ia ter que comprar óleo e ia, porque o que tinha ali era 100% sintético (para a minha Hdi), e já não chegava para os dois copos da suspensão, optei por ouvir a opinião do amigo swartz e comprei um litro de 80w90 que vim a descobrir que, em termos leigos, é mais conhecido como a minha já querida valvulina. silent pale lol!
Vou ter que a suportar. Suspect lol!

Nada que uma mola da roupa no nariz não resolva.. ;-)

Bem visto swartz. lol!

Eu meto para ali uns paus de incenso a arder, que no fim em vez duma Boss até sai de lá uma R1. lol!
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Dom Maio 15, 2016 6:06 pm

Boas!

Há aí alguém com conhecimentos suficientes para me explicar como raio é que monto a suspensão da frente!? Mad

Apontei aquilo, ajustei e apertei só para ver se estava tudo operacional. Tudo impecável. Rolling Eyes

A seguir desapertei as molas no topo das bainhas e soltei os copos com as molas lá dentro.

E depois meti 250ml de valvulina em cada copo, a contar de perder alguma quando fosse desapertar os parafusos do fundo para sangrar.

Voltei a introduzir as bainhas e... O RAIO DAS MOLAS NÃO VÃO ATÉ CIMA, GANHAM PRESSÃO! Mad

O que é que fiz?

Imaginei que tivesse ganhado ar por baixo e então toca a desapertar os parafusos do fundo dos copos para fazer o sangramento.

Esguichou um bocado, normal, e então as molas já subiram até ao topo das bainhas.

Só que agora... NÃO AMORTECE! Mad  

Está completamente duro e pousado embaixo. Crying or Very sad

Do que será? Crying or Very sad

Já efectuei o mesmo processo várias vezes e acontece sempre o mesmo. Sad

A valvulina que saiu foi pouca, acho que nem os 50ml que calculei para desperdício terão saído.

Até imaginei que tivesse partido uma mola, mas não, está tudo ok... scratch

A única coisa que fiz quando desmontei a suspensão foi separar as molas e as bainhas dos copos.
Como estava tudo bastante bom, só fiz limpeza às molas e ao interior dos copos e pintei por fora.
Ah, e meti umas bainhas novas porque as outras tinham umas pintas de ferrugem e eu não gostava de ver. Mas são exactamente iguais.

Como podem ver, procedimentos básicos, nada de extraordinário...

O que é que estou a fazer de mal? scratch  

Ainda pensei em apertar as molas no topo das bainhas, meter a valvulina nos copos e só depois introduzir as molas no copos, mas achei que não fazia sentido, porque assim a valvulina ia estar continuamente a escorrer pelo sangrador do fundo... scratch

HELP!? Rolling Eyes scratch Embarassed
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Dom Maio 15, 2016 10:09 pm

se esta rija e não amorteçe  pode ser óleo a mais ,colocaste 250ml  pode ser demasiado tira um bocado de óleo ate começar a amortecer .
e para tirar o óleo não o tiro por baixo inclino os copos para ele sair .
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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 12:19 am

paulo Marques escreveu:
se esta rija e não amorteçe  pode ser óleo a mais ,colocaste 250ml  pode ser demasiado tira um bocado de óleo ate começar a amortecer .
e para tirar o óleo não o tiro por baixo inclino os copos para ele sair .

Será? Rolling Eyes

Mas aquilo dá a sensação é de não ter óleo nenhum, parece que bate no fundo... scratch

Bem, amanhã vou experimentar sacar alguma valvulina ou se calhar até toda e depois volto a meter, mas menos quantidade a ver se corrige a situação. Neutral

Obrigado mais uma vez Paulo. Smile

Abraço! cheers
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swartz2111

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 4:29 am

Poderá ser excesso de óleo..
Os copos levam cerca de 70ml-100ml..
Há quem ponha um pouco de massa na mola e depois cerca de 70ml de óleo..
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 7:13 am

o swartz2111 pode ter razão na quantidade ,   guardei um apontamento  em que a suspensão  levava  200ml  de óleo  mas pode ser a quantidade  total .
e por massa não coloquei  na minha ,mas é boa ideia .
obrigado swartz2111 é sempre bom partilhar informação  cheers
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 7:20 am

Pois, se assim for está mais que explicado o fenómeno. lol!

Pudera, aquilo carregado de fluido, não tem por onde comprimir e fica rijo. scratch No lol!

Tá bem visto Swartz. Daqui a pouco já vou experimentar. Smile
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 7:25 am

paulo Marques escreveu:
o swartz2111 pode ter razão na quantidade ,   guardei um apontamento  em que a suspensão  levava  200ml  de óleo  mas pode ser a quantidade  total .
e por massa não coloquei  na minha ,mas é boa ideia .
obrigado swartz2111 é sempre bom partilhar informação  cheers

Não posso confirmar com exactidão, mas tenho a ideia de que o F Nunes também já falou nessa quantidade dos 200ml. Rolling Eyes

E se não me engano acho que era em cada copo. scratch

Mas ele, melhor que ninguém, é que pode confirmar isso.

Parece-me que na minha Fundador meti esses 200ml em cada copo e ficou a funcionar bem... Rolling Eyes

Mas cada caso é um caso, claro.

Na altura fiquei com a sensação da suspensão estar um pouco dura, mas julguei que fosse de ainda estar tudo novo e sem estar "acamado". Se a situação dos 100ml em cada copo se revelar correcta já sei o que tenho a fazer. Twisted Evil lol!
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 7:33 am

E já agora que se fala nisto de suspensões...

Deparei-me um dia destes com este feito:






Qual terá sido a intenção desta obra? Fazer subir a suspensão? scratch Rolling Eyes

Porque não pode ter sido para compor, já que estavam as duas molas assim e com duas soldas cada, para ficar com um aumento certo e à mesma medida... scratch
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 2:32 pm



isso foi para subir a suspensão ,o aspecto dessas soldas  Suspect
a minha boss huvo tambem vinha com a suspensão mais alta , a mesma engenhoca , mas como tinha outra suspensão em casa coloquei as peças de origem  .
esta é a foto das peças que tirei , dá para o ferro com as soldas dos dois lados .

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 6:08 pm

Como é que isto havia de amortecer o que quer que fosse? lol!

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 6:22 pm

Entretanto surge-me outro problema... scratch

Saco a valvulina toda fora, escorro bem aquilo, volto a verificar tudo em seco,
pois as molas em cima têm uma espécie de quadrado que bate certo no topo das bainhas
e às vezes em baixo o copo parece que fica meio de lado, por isso tenho que orientar a bainha antes de a apertar definitivamente.

Tudo ok e impecável.

Faço como o Swartz aconselhou, e bem, meto massa na mola e cerca de 70/100 ml de valvulina.

Testo a suspensão. Espectacular! Wink
Quem sabe, sabe! Obrigado Swartz! Twisted Evil

Aperto tudo ao sítio e penso:
"Bem, mais uma etapa ultrapassada!"  cheers

A seguir punho-me a olhar de frente e tenho uma bainha mais acima que outra. Mad

Toca a desapertar tudo de novo... pale

Meto tudo certinho desta vez e ao apertar apercebo-me de que a mola saltou fora do tal quadrado na parte superior da bainha. No

Começo a desapertar o parafuso da mesa, o que une a bainha à mola e agora aquela bodega tá sempre a girar. affraid No

Já forcei um bom bocado a ver se aquilo se soltava, dei umas pancadinhas com o martelo de borracha e nada... Embarassed
Tenho medo de forçar demasiado e partir a mola por dentro ou outra coisa qualquer... Crying or Very sad

Moral da história:
Será que vou ter que sacar a valvulina toda daquele copo outra vez para conseguir firmar a mola mais acima e desapertar com mais precisão!? Question Embarassed

Alguém tem alguma sugestão? study scratch


P.S. - Para quem não gostava do cheiro da valvulina já levei uma bela besuntadela da dita cuja, porra... What a Face lol! lol! lol!
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 6:31 pm

Estado dos trabalhos, para já:

Os amortecedores foram só para segurar a menina "em pé", pois vou meter uns todos pretos. Twisted Evil
Pensei que estes fossem ficar piores, mas no final até não desgostei de ver. Wink
Mas pronto, no conjunto geral acho que os pretos irão assentar melhor.



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BelMa

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 6:36 pm

Ainda não lhe meti as rodas ao sítio porque me surgiu um problema, que entretanto já foi resolvido.

Mandei os eixos para o zinco e quando vieram não entravam nos rolamentos. scratch

Cheguei a pensar que se tinham enganado a vender-me os rolamentos, mas depois de pensar um bocado apercebi-me que estavam certos.

Ainda pensei em passar no torneiro para desgastar 1mm ao eixo! lol!

Mas foi aí que se fez o click! lol!

A camada de zinco fez "crescer" o eixo.

Toca a lixar com vontade aquela história... Evil or Very Mad

Como não me safava, tive que ir de catrabucha... scratch

Agora já está tudo normal. Very Happy

Mas continuo sem poder meter as rodas por causa da forqueta. lol!

Isto é que vai aqui uma açorda... scratch lol!
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paulo Marques

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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 9:48 pm

se a mola se desapertou ,e separou por dentro da vareta vais ter que desmontar tudo de novo ,para alinhares o encaixe em cima desaperta o 't' e gira a bainha ,acho que de tanto montar e desmontar vais ficar especialista em suspensões da boss lol!
na foto a  altura da suspensão boss parece normal ,estranho se a vareta tivesse sido acrescentada devia ficar mais alta.
a moto esta a ficar com muito bom aspecto .
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 11:42 pm

Não é que perceba disso BelMa,
Mas como estou prestes a iniciar também o meu restauro comecei a ler umas coisinhas para ter ideia do que iria necessitar de óleos e afins..
Como bom professor têm o Sr.Carlos Old Moped e FNunes..
Eu sou um simples amador iniciante.  lol!
Está a ficar gira.. Ficamos a aguardar mais fotos dessa máquina.
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 11:46 pm

paulo Marques escreveu:
se a mola se desapertou ,e separou por dentro da vareta vais ter que desmontar tudo de novo ,para alinhares o encaixe em cima desaperta o 't' e gira a bainha ,acho que de tanto montar e desmontar vais ficar especialista em suspensões da boss lol!
na foto a  altura da suspensão boss parece normal ,estranho se a vareta tivesse sido acrescentada devia ficar mais alta.
a moto esta a ficar com muito bom aspecto .

Pois...
Era o que me queria parecer... pale

Ai vou vou... Rolling Eyes scratch lol!

As fotos das varetas que mostrei não são das minhas! Wink
As minhas estão stock. Smile

Também estou a gostar de ver o resultado. Está a ficar mais ou menos o que tinha na ideia. drunken
Era escusado era haverem tantos contratempos. Já podia estar montada... What a Face
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MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Maio 16, 2016 11:48 pm

swartz2111 escreveu:
Não é que perceba disso BelMa,
Mas como estou prestes a iniciar também o meu restauro comecei a ler umas coisinhas para ter ideia do que iria necessitar de óleos e afins..
Como bom professor têm o Sr.Carlos Old Moped e FNunes..
Eu sou um simples amador iniciante.  lol!
Está a ficar gira.. Ficamos a aguardar mais fotos dessa máquina.

Lá nisso tens razão. Twisted Evil

E a gente aqui aprende muita coisa mesmo! Twisted Evil
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