CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.

CLUBCASALEIRO

InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

White Boss

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14  Seguinte
AutorMensagem
nelsonvaz

Pontos : 1428

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 6:40 pm

Viva Nunes. Já fiz a apresentação Smile
Peço desculpa se me equivoquei no tamanho mas não estou realmente bem dentro do assunto, mas sim, é mais ou menos do tamanho dos irmãos M154, e M154, apenas sendo um pouco mais largo na tampa da embraiagem.
Quanto ao motor por dentro, ainda nunca o abri, não sei, para além do óleo o que está lá dentro Razz

F Nunes escreveu:
Bem vindo ao forum Nelson nao te esqueças de passar na secção fala de ti a fazer a apresentação

confirmo o que disseste em relação ao motor, excepto ser XL no tamanho pois em termos de dimensões é equivalente aos irmãos M151, M154 difere no formato
tive uma Macal M70 com motor destes Excelente nunca deu problemas e tinha muito boas prestações

ainda hoje tenho uma duvida em relação a esta caixa ( nunca abri o meu e foi o único que conheci ) tinha a caixa muito justa tipo os M 109,105,112 etc... logo fico em duvida se essa caixa já será de garfos ou ainda usava o tradicional selector da Casal, se alguém souber e tiver fotos agradeço
espero um dia vir a comprar um desses para voltar a ter uma M 70 replica da minha Verdinha, já tenho a Azul com M 154, e tenciono juntar lhe uma SPORT de 1º modelo
sou casaleiro incondicional mas grande fâ da Macal com motor Casal

e subscrevo a opinião do grande mestre Carlos Martins que me disse na opinião dele os melhores fabricantes em Portugal foram a Casal e a Macal  Nº 1 seguidos da SIS 2º lugar e por ai fora  
Ver perfil do usuário
F Nunes

Pontos : 16184

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 6:55 pm

Embarassed peço desculpa só agora é que apareceu, na boa também posso estar equivocado já se passaram mais de 20 anos mas realmente tenho a ideia de ser de tamanho idêntico, excepto na largura que ainda assim só mesmo comparando pois os manos velhos são largos

ter óleo já é bom, e só desejo que faças muitos km com ele sem precisares de lhe ver o interior, o meu sofreu muito e aguentou tudo, no dia que a vendi estava etilicamente bem tratado
mas arrependi me logo de ter pedido dinheiro nao me lembro do valor mas foi mais do que tinha dado por ela, foram tantas as que me passaram pelas mãos que lhes perdi a conta mas lembro me perfeitamente que com as Casal nunca fiquei a pé já com outros motores...

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
nelsonvaz

Pontos : 1428

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 7:05 pm

Muito Obrigado, este motor foi mesmo um achado e comprei-o totalmente novo, como se apresentam as fotos que um camarada postou mais acima. E Sim, eu também comprovo que o material Casal só pára no destino Smile
F Nunes escreveu:
Embarassed peço desculpa só agora é que apareceu, na boa também posso estar equivocado já se passaram mais de 20 anos mas realmente tenho a ideia de ser de tamanho idêntico, excepto na largura que ainda assim só mesmo comparando pois os manos velhos são largos

ter óleo já é bom, e só desejo que faças muitos km com ele sem precisares de lhe ver o interior, o meu sofreu muito e aguentou tudo, no dia que a vendi estava etilicamente bem tratado
mas arrependi me logo de ter pedido dinheiro nao me lembro do valor mas foi mais do que tinha dado por ela, foram tantas as que me passaram pelas mãos que lhes perdi a conta mas lembro me perfeitamente que com as Casal nunca fiquei a pé já com outros motores...
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Jan 11, 2016 7:09 pm

isso foi um achado pois são mesmo raros, mais raro que este só mesmo o de 3 velocidades que ainda só vi uma foto de 1, já vi com pedais e caixa do mercado inglês e outros etc...

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
Carlos Martins/Old Moped

Pontos : 3935

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 2:50 am

Motor M254

O motor Casal M254 é o motor de 5 velocidades mais moderno que a Metalurgia fabricou. Produzido durante um período reduzido de tempo e em pouca quantidade, talvez porque o mercado já só pedia motores de 6 vel (jovens), de 4 vel (menos jovens) e de 2 vel (todos).
É em tudo similar ao velhinho M154, excepto:
-as tampas
-os carteres, que apesar de parecidos, são diferentes
-o cilindro que tem um bocal de escape amovível
-a alavanca de embraiagem igual ao de 6 vel
-a embraiagem igual ao de 6 vel
-o veio secundário canelado, para receber um pinhão igual ao de 6 vel com fixação por freio
-o selector de mudanças "igual" ao de 6 vel
-o balader de mudanças rígido igual ao M154 ou com molas de amortecimento (específico do M254). Os fixadores do rígido eram como o M154 (no veio). Os fixadores do amortecido, eram no tambor desmodrómico. Este sistema foi usado com grande sucesso (os baladeres não se esmurravam) nos Casal de 2 vel.

Como vês Nunes, o M254 não possui caixa de garfos como os M109, M105, M112, M233, etc. Possui apenas um "garfo" que comandado pelo desmodrómico, faz o mesmo trabalho da tradicional garra do M154.

A propósito, esta semana fui o "feliz Very Happy " comprador de um motor destes (ainda não está na minha posse). Como sabes, era um motor que já "perseguia" há alguns anos, barato (claro), pois caro compra-se em qualquer altura Very Happy .

Básicamente, este motor "elimina" todos os "defeitos" (pontos menos bons) que o M154 tinha. Para esse fim, a Casal utilizou a comprovada qualidade alemã (M154) e melhorou-a com a mais recente tecnologia italiana (M112).
Ao fim e ao cabo, o M254 é um motor híbrido alemão/português/italiano.

Depois há também as versões com marcha-atrás...mas isso é outra história lol!

PS, não sei se te disse, mas tenho os catálogos deles e também os desenhos técnicos com as medidas dos M251, M252, M254 e M256...
Ver perfil do usuário
BelMa

Pontos : 2384

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 4:24 am

Boa noite pessoal! Very Happy

Juntaram-se aqui vários entendidos! Smile
Parece-me que é este pessoal que leva a coisa para a frente. Wink
Pois bem Nelson, tenho a dar-te os meus parabéns porque compraste um motor realmente impecável.
Em termos de valores não sei se o negócio foi bom ou não, mas, como eu já suspeitava e os amigos FNunes e Carlos Martins vieram comprovar, parece tratar-se de uma peça algo "rara" e de difícil aquisição, por isso, só por aí parece que já fizeste uma boa compra. Além disso o motor parece estar mesmo em estado impecável... Twisted Evil
Se houvesse material desse por aí com mais fartura, era provavelmente o que iria meter no meu projecto. Mas como infelizmente anda escasso, tive que optar por outra coisa.
Entretanto já encontrei algo que vai de encontro ao que eu pretendia. E com direito a bónus! cheers
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 4:49 am

Como eu tinha dito, uma vez que ia trocar de motor, a minha aposta seria sempre para um motor de 5 ou de 6 velocidades, nunca menos.
O meu problema prendia-se com o facto de não querer meter um motor muito "grande", ou melhor, alto, debaixo do depósito, pois a piada que encontro na Boss é o facto da mota ser "leve".
Então quais eram os "problemas"? Se optasse pelo motor M112 ia ficar com um gigante na mota! Se fosse para o motor M105, iria obrigatoriamente ter que meter o "berço" para suportar o radiador e eu não queria devido à tal "leveza". O motor M254 é raro, não se encontra... Já estava a começar a inclinar para o M154...
Mas depois o pessoal falou-me aqui do M109, quer seria uma boa aposta, pois desenrasca-se material mais facilmente, e podia introduzir uma caixa de 6 velocidades no motor de 4.
Então saltou-me à ideia: "Haverá possibilidade de pegar num M105, remover-lhe o cilindro a água e aplicar um cilindro refrigerado a ar? De preferência o cilindro do motor de 5, para tornar o coração mais pequeno e ligeiro!"
Falei com o meu mecânico e ele disse-me que sim, que o conseguia fazer!
Então iniciou-se a procura de um motor desses...
Entretanto encontrei aqui relativamente perto uma coisa engraçada. Gostei do aspecto (era o que tinha na ideia), o negócio estava dentro do orçamento e alem disso tinha uns bónus.
Inicialmente ainda hesitei, mas lá acabei por ir buscar isto:

Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 5:07 am

Pelo que percebi, mediante as minhas pesquisas, é um M109.
Mas tem caixa de 6 velocidades. Se é assim de origem ou não, não me perguntem, mas que as tem, tem, pois eu já confirmei.

Pontos que gostei muito:

- Não preciso de andar com invenções porque o motor já está exactamente com o aspecto que eu pretendia.
- Está a trabalhar!
- Trouxe o equipamento todo, desde kicks, pedal de velocidades, lamelas, falange, pinhão de ataque novo, etc, etc, etc...
- O cilindro está de origem, nunca foi alargado.

Os tais bónus que falei:

- Admissão ao carter, que, pelo que andamos a falar, parece ser uma coisa bastante boa. (Mais transferes!)
- Lamelas. (Idem aspas)
- A CAIXA DE VELOCIDADES! FIQUEI ESTUPEFACTO... (Sistema de garfo!) affraid
  Desconhecia por completo este sistema de velocidades na Casal! geek
  Sempre associei os motores Casal ao típico de duas velocidades, com um espaçamento extra-longo entre mudanças.
  Esta é extremamente impressionante. Como já referi anteriormente, já tive uma Hornet 600 e posso afirmar que esta caixa de velocidade não fica a dever em nada à da Honda!
  Aliás, dentro da gama das 50cc, nunca vi algo tão bom. Fiquei mesmo maravilhado. Shocked Very Happy
  O pessoal aconselhou, com razão e muito bem! Obrigado ao incentivo que me deram! Smile

O que me deixou alguma pena:

- O motor estava equipado com um magnético electrónico da Ducati, mas o antigo dono queria ficar com ele e então meteu-lhe um magnético de platinados da Bosch... Rolling Eyes
  Já ouvi diversas opiniões sobre o que será melhor ou pior, mas fiquei sempre com pena de terem alterado o originalidade do motor. Crying or Very sad
  Agora ando à procura de um Ducati eletrónico, mas não está fácil... Embarassed
  Aparecem poucos e os que aparecem o pessoal abre muito a boca para o preço... Neutral
  Vou ter de verificar nos outros motores que mostrei lá para trás se algum deles vem equipado com isso... Neutral
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 5:14 am

Passamos então às minhas habituais dúvidas. lol!

- Em primeiro lugar, que acharam do motor? Basketball
- Vantagens e desvantagens do magnético electrónico ou de platinados? Que fariam na minha situação? Qual escolho? scratch

A seguir, bora tratar de aplicar o coraçãozinho no quadro da mota.

Opiniões...

Estava a pensar em pintar o motor de preto... scratch
Boa ou má ideia?
Em caso de avançar com a pintura, que cuidados devo ter? (Não queria desmanchar o motor todo só por causa da pintura... Neutral )

Fico então a aguardar pelas vossas opiniões, sugestões e comentários.

SAUDAÇÕES CASALEIRAS!
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 1:50 pm

Olá novamente pessoal! Wink

Esqueci-me de perguntar mais uma coisa!
Tendo em conta o motor que vou meter, e sendo a mota para ficar com as jantes 14' originais, qual será a melhor relação pinhão / cremalheira (quantos dentes?) para meter?
É que, como disse, o motor vinha com pinhão de ataque novo e eu também tenho uma cremalheira em muito bom estado. Assim evitava de estar a comprar mais material novo...

Obrigado desde já pela vossa ajuda pessoal.

Cumprimentos
Ver perfil do usuário
paulo Marques

Pontos : 2710

MensagemAssunto: Re: White Boss   Ter Jan 12, 2016 4:43 pm

boas ,fizeste uma excelente compra ,esse motor foi dos últimos produzidos pela casal ,até 1998  são todos pretos os cinzentos saíram depois acredito que a cor cinzenta tenha a ver com a produção na altura dos motores para a ajp que saiam com o motor casal 6 pintado em cor cinza ,devem ter utilizado os mesmos carters   .
em postagens anteriores quando disse que ia tirar o casal 6 e colocar o 109 ,um dos que tenho é igual a esse e deverá ser o que vou colocar o meu também esta impecável ,a caixa de 6 velocidades que tenho para lhe colocar se calhar não a vou colocar já porque me esta a custar abrir um motor em tão bom estado .
quando desmontei o cilindro  o que me saltou á vista era que tinha que trocar o pistão porque estava bastante marcado provavelmente por causa da  qualidade das gasolinas utilizadas ,outra coisa foi que o cilindro vinha um bocadinho cortado nos graus de escape ,provavelmente para limitar o andamento do motor  porque este tem 3 transfers mas é fácil de resolver quando montar o motor dou um pequeno toque no cilindro e deve ficar bom .
a parte electrifica desse motor de origem já e electrónica  e se encontrares uma em geral são mais baratas .
Ver perfil do usuário
RubenC

Pontos : 1944

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Jan 13, 2016 6:43 pm

BelMa escreveu:
Passamos então às minhas habituais dúvidas. lol!

- Vantagens e desvantagens do magnético electrónico ou de platinados? Que fariam na minha situação? Qual escolho? scratch

A seguir, bora tratar de aplicar o coraçãozinho no quadro da mota.

Opiniões...

Estava a pensar em pintar o motor de preto... scratch
Boa ou má ideia?
Em caso de avançar com a pintura, que cuidados devo ter? (Não queria desmanchar o motor todo só por causa da pintura... Neutral )

Fico então a aguardar pelas vossas opiniões, sugestões e comentários.

SAUDAÇÕES CASALEIRAS!

se precisares de eletrónico ducati tenho aí algumas e com pratos originais para casal
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qua Jan 13, 2016 8:38 pm

Obrigado Grande Mestre Carlos, finalmente esclarecido

se esses manueis puderem vir ao Cartaxo era ouro sobre azul Twisted Evil

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: DÚVIDAS   Sex Jan 29, 2016 9:10 pm

Boa tarde pessoal!

Não tenho tido grande tempo de passar por "cá" pois tenho andado mais ou menos entretido na oficina... Surprised
Mas voltando ao tempo anterior...

As minhas dúvidas!!! bounce
Ninguém me consegue esclarecer?
Grande mestre F Nunes, não? Neutral
Continuo sem saber o que fazer... Crying or Very sad

- Vantagens e desvantagens do magnético electrónico ou de platinados? Rolling Eyes

E relativamente à relação cremalheira / pinhão de ataque?
O que devo colocar, tendo em conta o motor que mostrei e as jantes 14' que são para manter?

Vá lá malta, tirem-me lá as dúvidas, por favor... Rolling Eyes
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: White Boss   Sab Jan 30, 2016 9:31 pm

- Vantagens e desvantagens do magnético electrónico ou de platinados? Que fariam na minha situação? Qual escolho?

parece me bem

eu optava por montar o electrónico, acabam se os problemas de platinados desafinados/sujos etc...
electrónico, melhor luz e maior eficiência, este motor vinha equipado com electrónico de fabrica

E relativamente à relação cremalheira / pinhão de ataque?

nesta questão é muito difícil opinar pois terá de ser feito por tentativa/erro ate acertar, podes sempre optar por montar a transmissão que tens e depois alteras se necessário

a cremalheira que tens tem quantos dentes e o pinhão Question

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Dom Jan 31, 2016 11:15 pm

Obrigado F Nunes! cheers

Pois, não sei ao certo, tenho de verificar... scratch
Mas faz sentido o que dizes.
Vou ter de experimentar. Surprised

Em relação ao electrónico...
O pessoal pede bem caro por essa brincadeira, credo! Shocked
Mas penso que consegui arranjar um.
Mas achei estranho porque estava montado num motor de 2 velocidades... scratch
Isso será normal / viável? Rolling Eyes
Ah! E é de 6v, em vez dos de 12v que tenho visto à venda.
Qual é a diferença entre os de 6v e os de 12v?
Funcionam ambos igual?

Obrigado pela ajuda.
Sei que estou a entrar em áreas mais técnicas e que nem toda a gente me consegue esclarecer, por isso agradeço ao pessoal do costume, mais experiente, a paciência que têm comigo e a ajuda que têm dado... Embarassed
Ver perfil do usuário
paulo Marques

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Fev 01, 2016 4:07 pm

boas ,a cremalheira que tenho na minha boss com o casal 6 e com as mesmas jantes é de 32 dentes e o pinhão é de 13 dentes tenho também um de 14 dentes para trocar caso seja necessário uma relação mais comprida mas o de 13 dentes tem sido o que melhor aprova .

hoje tirei a boss da garagem, aqui vão algumas fotos ,já começa a ficar com pó .

junto á boss está um motor igual ao teu que será para colocar quando tiver tempo

dá para ver a parte eléctrica de origem , é uma ducati 12 v  das simples ,mas inicialmente acho que vou manter a de platinados ,não me apetece estar a refazer a instarão depois logo se vê .
a maior diferença  entre platinados e electrónico na minha opinião  é que os platinados requerem alguma manutenção e se apanham agua ficasse a pé lol!

Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: White Boss   Seg Fev 01, 2016 8:32 pm

basicamente a resposta esta dada, mas acrescento a diferença de 6v ou 12v nota se bastante pois a 12 v tens muito mais qualidade de luz, com o electrónico
e poderás conseguir mais uns pozinhos nas rpm e cv, alguns electrónicos são difíceis de por a ponto ( ou eu ainda nao descobri como proceder os Ducati )

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Fev 04, 2016 9:13 pm

Boas Paulo!

A tua máquina está realmente fantástica. Smile
Original e ao mesmo tempo endiabrada. Twisted Evil
É sempre um gosto por-lhe os olhos em cima. Very Happy

Em relação ao Ducati, não está mesmo fácil de arranjar essa história... Crying or Very sad
Pensei que tinha arranjado um, mas afinal era um Ducati de 6V de platinados. Neutral
Na tua opinião, qual será o valor justo para essa brincadeira?
Mais: como é essa história de ter que trocar a instalação por causa do eletrónico? scratch
A instalação não é igual!? Rolling Eyes

E ainda bem que meteste as imagens do teu motor!!
Veio mesmo a jeito para esclarecer mais uma dúvida que tinha!
A minha Boss preta tem, de origem, um carburador semelhante ao que tens no teu motor que está fora, ou seja, um BING 17.
Como arranjei um motor mais forte, parti do princípio, óbvio, imaginei eu, que devia meter um carburador de mais polegadas.
No dia em que fui comprar o motor, falei lá com o senhor e coloquei-lhe a questão sobre que carburador devia meter, pondo a hipótese de um Dellorto 19 ou um BING 21.
O senhor disse-me que se fossem os dois de 19 / 21 polegadas ia para o Dellorto, mas sendo o Dellorto 19 e o BING 21, optaria pelo BING.
Devo dizer que até fiquei um pouco contente com a resposta, pois na minha cabeça associo mais rapidamente os carburadores BING com os motores Casal.
Bem ou mal é a ideia que tenho. Na minha ideia os carburadores Dellorto são para as Macal.
Ora bem, ia meter o BING 21 e pensei eu que estava o assunto arrumado. Agora vejo o teu motor com um BING 17 e penso:
"Será que o BING 21 é exagerado? Será melhor um 19?" Rolling Eyes
Opiniões?
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Fev 04, 2016 9:18 pm

E surge então aqui outra dúvida minha relativamente aos carburadores, que é:

Arranjei estes dois carburadores. Qual a diferença entre eles!? scratch

Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Fev 04, 2016 9:23 pm

Reparem que um tem os seguintes dizeres:

21/20/127

E o outro:

21/20/106

Aparentemente, na mão, parecem-me semelhantes.
Porquê a diferença relativamente aos últimos números? 127 / 106?
Alguém entendido me consegue explicar isto? scratch Rolling Eyes
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Re: White Boss   Qui Fev 04, 2016 10:07 pm

Outra coisa de que me ia esquecer!

Após ter feito a escolha do BING 21, virei-me para a escolha dos filtros de ar, pois não gosto muito do modelo que traz a Boss originalmente.
Então, após alguma pesquisa, o meu modelo de eleição foi este:

Mas, ignorância minha, este filtro de ar pertence aos carburadores Dellorto e aparentemente aperta por meio de rosca directamente no carburador, ou seja, à partida torna-se impossível de fazer a aplicação.
Haverá algum método para aplicar este filtro? scratch

Em caso de ser mesmo impossível a sua aplicação, qual filtro me sugerem?

Sim, já me falaram nos filtros originais da Zundapp, que são semelhantes... : drunken
Mas semelhante não é igual e eu não gosto muito dos da Zundapp. Talvez só por serem de plástico em vez de metal...
Então as minhas opções viáveis são o filtro de ar cónico:

E o de esponja:

As imagens são meramente ilustrativas, não são mesmo a minha escolha. Apenas fiz uma pesquisa na net para ilustrar o que queria dizer.

E agora então, opiniões / sugestões / reclamações / ideias!? study
Ver perfil do usuário
BelMa

MensagemAssunto: Limpeza   Qui Fev 04, 2016 10:27 pm

Mais uma coisa muito simples!!! lol!

Como é que faço para limpar o cilindro, pô-lo bem limpinho, sem o pintar? bounce
E o carburador, já agora... Wink
Ver perfil do usuário
Carlos Martins/Old Moped

Pontos : 3935

MensagemAssunto: Re: White Boss   Sex Fev 05, 2016 2:38 am

O diâmetro de um carburador, mede-se em milímetros e corresponde ao diâmetro interno do corpo do carburador, por onde passa o "ar" do filtro para a falange (colector de admissão). Este "túnel" pode ser redondo (mais comum), quadrado, rectangular ou mesmo oval.
O número pelo qual identificamos o carburador, normalmante corresponde ao seu diâmetro em milímetros. Por ex: Dellorto 14, 17, 19, 22, 24, 26, 28, etc... só para citar alguns dos que vocês conhecem melhor.
No caso presente, o Bing 21 é uma excepção: 21/20/104, 21/20/106, 21/20/115, 21/20/127, etc. Nas referências Bing, o nº do meio, corresponde sempre ao diâmetro do carburador em milímetros. Já repararam então que o Bing "21", afinal não é 21, mas sim 20. Tal como o carburador das Casal 125, não é de 53mm mas sim de 26mm. Para facilitar a compreenção, digamos que 21 e 53, são os nºs que identificam os modelos.
O porquê de haver mais do que uma referência de Bing 21? Cada uma corresponde a determinada marca de motor (e) ou modelo (de motor). Em Portugal, tivémos alguns construtores a montar os Bing 21 de origem. A maior parte das pessoas, não faz ideia de que existe mais do que um tipo de Bing 21 e que por exemplo o da Zundapp não funciona bem na Sachs (SW) e vice versa. Além disso, não é possível pôr um Bing 21 Sachs com a afinação de origem Zundapp, nem um Bing 21 Zundapp com afinação de origem Sachs. O êmbolo, a agulha, o difusor, os gicleurs de mínimo e máximo, o sistema de ar (arranque a frio), o lado do bocal de entrada da gasolina, o diâmetro do bocal de encaixe do filtro de ar e o próprio corpo do carburador, são diferentes.

Os motores não funcionam apenas com gasolina, mas sim com mistura (não, não me estou a referir ao sistema de lubrificação dos dois tempos) de ar e gasolina. A proporção média ideal, é de cerca de 15 para 1, ou seja 15 quilos de ar,para 1 quilo de gasolina. A mistura empobrece sempre que temos mais ar na proporção (e/ou menos gasolina). Enriquece, quando a proporção varia em sentido contrário. Uma mistura pobre, sobreaquece o motor e diminui a lubrificação (2t), no entanto economiza combustível (até certo ponto). Uma mistura rica, faz baixar a temperatura do motor, aumenta a lubrificação, gasta mais combustível, carboniza a câmara de combustão, o pistão, a vela, a saída de escape, o escape, o ar Very Happy ...etc, etc.

Portanto, essa história do ar a mais... se lá tiveres o gicleur principal certo que mantenha a tal proporção... É evidente que ao montar diferentes filtros de ar, tem de se montar gicleurs principais correspondentes.

Quanto a esse filtro Dellorto F6, é muito antigo, tem uma capacidade de filtragem muito fraca comparando com filtros mais modernos. A espécie de "esfregão" da loiça que constitúi o elemento filtrante, tem tendência (com os km) a desfazer-se com a trepidação e a ser "comido" pelo motor Evil or Very Mad . Além do mais, não tem nenhum sistema de silenciamento, produzindo uma admissão extremamente barulhenta.
Para aplicar o F6 no 21, qualquer torneiro faz um casquilho intermédio de adaptação (alumínio) com rosca do lado macho (f6) e bocal de encaixe do lado fêmea (21).

Depois de lavar bem o cilindro com gasolina ou diluente (raspar), passar ao jacto de areia e depois às microesferas de vidro.

No carburador, lavar bem com diluente, soprar bem e esfregar com palha d'áço embebida em Luminox. Ou passar às microesferas.
Ver perfil do usuário
paulo Marques

MensagemAssunto: Re: White Boss   Sex Fev 05, 2016 1:55 pm

o preço  varia muito ,depende do estado e do negocio,mas preços entre 40 e 60 euros por um electrónico simples idêntico ao de origem do motor m109 parece-me um preço justo.
normalmente os preços são mais caros,mas encontrasse motores usados completos, com a parte electrifica de origem por 80 euros , o motor da foto custou menos que isso .
se for um electrónico de 5 bobines então são caríssimos já os tenho visto ao preço de novos .
a parte eletrica que tenho montado na boss é a que vinha de origem no motor de 2 velocidades e a instalação  também a de origem se mudasse teria que fazer alterações porque as ligações são diferentes .
no rendimento em relação aos platinados não acho que haja grande diferença,na luz sim .
mas uma utilização normal de lazer é quase sempre durante o dia ,até porque quem andar á noite arriscasse a ficar as escuras porque as lâmpadas fundem-se com a vibração  lol!
mas dentro das partes electrificas com platinados existe diferenças ,algumas tem 2 fios outras tem mais ,mais fios mais bobines para alimentar a luz ,travão etc.

o carburador bing 21 fica bem nestes motores ou em alternativa um mikuni,mas pode ser difícil de arranjar um que trabalhe bem.
comprei 3 carburadores bing e 2 mikuni usados e só 1 mikuni está a trabalhar a 100%,os carburadores são peças sensíveis e que ganham bastante desgaste ,e para que fiquem bons é preciso trocar embolo,difusor, agulha etc ,mais portes para envio das peças e fica quase ao preço de um novo .

esta foto é dos carburadores tem bom aspecto mas não trabalham bem vou ter que os reparar

há alternativas no mercado os carburados tipo pwk ,oko ,koso e outros identicos ,os dellorto 21 também são acessíveis

esta foto e de dois carburadores novos que comprei a algum tempo o da direita é uma replica mikuni e foi barato e tambem há  bing

os filtros de ar gosto dos de plástico tipo zundapp,são  baratos ,simples , eficientes e parecem de origem.
tive uma má experiencial com os de esponja ,tive um igual e esse preto da foto ,quando começam a ensopar com gasolina deixam passar pouco ar e aos poucos ensopam cada vez mais  ,até encharcarem e isolarem a vela estraguei duas velas novas e fiquei a pé das duas vezes .
com os filtros  de plástico  nunca mais me aconteceu ,por dentro é uma rede perfurada se levar gasolina a mais escorre e não se passa nada .
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: White Boss   

White Boss
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 14Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14  Seguinte
 Tópicos similares
-
» White Boss
» boss emocion (novidades motor de lc)
» 1º modelo da Casal Boss ( 2 velocidades de punho)
» Casal Super Boss
» Casal Boss 50cc

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: