CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.

CLUBCASALEIRO

InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Restauro Casal Fundador K168 - 1994

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
DiogoAf

Pontos : 2742

MensagemAssunto: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Qui Mar 06, 2014 9:35 pm

Viva Colegas Casaleiros

Sou novo nestas andanças mas gosto de fazer biscatada para me manter entretido. Recentemente ando com o Bicho de restaurar a minha casal 2, julgo que se trata de uma casal fundador k168. Depois de pedidos os orçamentos, decidi definitivamente que seria eu a faze-lo.

A minha questão é a seguinte. Como posso "puchar o lustro" ao "cilindro" do motor, farol dianteiro, Amortecedores dianteiros e todo o restante material "brilhante"/cromado.
Será que pintado tambem fica um bom serviço? Ou convém definitivamente mandar cromar ou comprar novo?

Isto porque já vi aqui restauros absolutamente fantasticos e cada vez me interrogo mais como o fazem.
Agradeço toda e qualquer ajuda Wink

Última edição por DiogoAf em Dom Mar 09, 2014 1:58 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
F Nunes

Pontos : 16184

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Qui Mar 06, 2014 9:50 pm

bem vindo ao forum DiogoAf, não te esqueças de fazer a apresentação na secção fala de ti e por umas fotos da maquina para melhor podermos ajudar

pintura a substituir os cromados sinceramente não fica nada de jeito ( falo por experiência própria)

se os cromados não estiverem picados de ferrugem existem diversos produtos e receitas caseiras para os polir, comprar novos pode ser mesmo a melhor opção no caso do farol
o restante será melhor meteres fotos para vermos o estado e qual a melhor solução

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Sex Mar 07, 2014 12:19 am

F Nunes escreveu:
bem vindo ao forum DiogoAf, não te esqueças de fazer a apresentação na secção fala de ti e por umas fotos da maquina para melhor podermos ajudar

pintura a substituir os cromados sinceramente não fica nada de jeito ( falo por experiência própria)

se os cromados não estiverem picados de ferrugem existem diversos produtos e receitas caseiras para os polir, comprar novos pode ser mesmo a melhor opção no caso do farol
o restante será melhor meteres fotos para vermos o estado e qual a melhor solução  

Ok... Assim que possivel colocarei fotos.
Relativamente a minha apresentaçao, no fim de semana estarei na minha area de residencia e colocarei a foto da minha maquina! Smile Acabei por nao me apresentar mesmo nao ter estes dados comigos ehhe

Abraço
Ver perfil do usuário
Ultra

Pontos : 7139

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Sex Mar 07, 2014 3:36 pm

Bem vindo!

Mete fotos  Wink 
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Sab Mar 08, 2014 8:40 pm

Ultra escreveu:
Bem vindo!

Mete fotos  Wink 

Como prometido, seguem as imagens daquilo que pretendia melhorar

Suspensão da frente

Motor - Picado e oxidado

Suspensão Traseira

Espelho Retrovisor
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Sab Mar 08, 2014 9:19 pm

Suspensão da frente/ bainhas novas cerca de 30 € o par

Motor - Picado e oxidado limpar e pintar poderá ser uma boa opção

Suspensão Traseira amortecedores novos a partir de cerca de 30 €

Espelho Retrovisor a partir de 5 €

a escora precisa de reparação fechar esse buraco

pintura e embelezamento, vaselina nos plásticos devolve a cor e brilho, de um reflector das rodas fazes o reflector dos apoios de farol

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 09, 2014 7:15 pm

Surgiram-me algumas duvidas á medida que as coisas vão avançando.
Tendo em conta que as jantes sao de aluminio, o recomendado para eliminar a ferrugem é lixar? lixa 120? Depois para as pintar, a cor original era uma laranja/dourado. Alguem sabe qual é a Referência/RAL?

Para além disso, deparei-me com estas peçinhas da roda de trás todas oxidadas. Como se chamam? onde as posso arranjar?

Consigo desmontar esta parte das jantes de maneira a chegar aos rolamentos para os lubrificar e pintar a jante sem estragar nada? como o posso fazer?

O Bloqueio da Roda da frente está estragado pois a chave partiu la dentro. Como posso desmonta-lo? Encavar uma broca por ele a dentro?  alien  lol

Existe algum armazem/loja que possa contactar para encomendar a suspençao traseira, farol da frente, pedais de tras, caixa onde se coloca o velocimetro e a ignição, escape, as peçinhas que estão estragadas que mostrei na foto, e alguma outra coisa que apareça entretanto?

Peço desculpa por tantas perguntas, mas sou muito amador xD Mas a coisa ha-de ser feita Smile
abraço a todos
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 09, 2014 7:33 pm

para decapar as jantes podes usar decapante e catrabuchas de arame ( escovas de arame aço )

a cor o dourado das jantes da Subaru tem sido a opção em muitos restauros

essas peçinhas são as chapas de cremalheira arranjas com facilidade numa oficina ou na http://www.gasolinasuper.com/
deves meter os parafusos M7 da cremalheira

os rolamentos depois de tirares as rodas e os pratos de travão ficam visíveis, se estiverem com folga ou presos mais vale meteres novos
para os retirares tens de os bater por dentro com um ferro a apanhar a caixa interior de quina ir rodando para sair todo certo

O Bloqueio da Roda da frente/ a tranca de Direcção para desmontar retiras o freio de arame neste tópico falou se disso
http://clubcasaleiro.forumportugues.com.pt/t261-restauro-de-casal-boss-de-89-restauro-semi-terminado

tendo a chave dentro facilita pois fazem uma por essa numa casa de chaves

para as restantes peças e outras a http://www.gasolinasuper.com/ ou http://www.hmotopecas.com/ entre outras

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
RicardoAlmeida

Pontos : 4201

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 10, 2014 2:06 am

bem vindo !

Existe outro site idêntico ao gasolina super que é o motocinquenta...

Existe quase tudo para venda para a tua boss para dar-lhe uma cara completamente nova como se viesse do stand de vendas novamente. Para isso vai depender muito do orçamento que tens.  afro 

O decapante é óptimo para arrancar a tinta sem dúvida.. já usar escovas de arame nas jantes (alumínio) pode dar maus resultados. mas mais entendidos do que eu, poderão pronunciar-se...
No meu ponto de vista levavas os materiais ferrosos (quadro, deposito...) a jato de areia e metalização e depois a pintura deixas a cargo de um profissional.. Fazeres em casa pouco mais barato vai ficar mas nunca ficará igual e a durabilidade também será diferente (a menos que percebas da coisa claro)...

tal como disse antes, isto tudo depende muito dos orçamentos...

cumpts
Ver perfil do usuário
Bruno Carnaz

Pontos : 5039

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 10, 2014 8:20 am

Ver perfil do usuário
gj23

Pontos : 3770

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 10, 2014 8:54 am

comcordo com o ricardoalmeida!!!
ha certos trabalhos que devemos dar a profissionais!!!
mas tudo depende de guito!!! lol! lol! lol! 
cumprimentos
gilberto
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 10, 2014 9:13 pm

quadro e escora jacto de areia poupa muito trabalho, deposito e guarda lamas existe o perigo de ficarem danificados

alumínio no jacto de areia costuma dar muito mau resultado, costumo decapar jantes e motores com decapante e catrabuchas sem problemas mas claro que se forçar demais existe o perigo de marcar, jacto de micro esferas de vidro ou jacto de bicarbonato de sódio são o ideal para os alumínios,deposito, guarda lamas e outras peças "frágeis"

pintura sem duvida entregar a profissional compensa muito mais e fica muito melhor

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
RicardoAlmeida

Pontos : 4201

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Ter Mar 11, 2014 1:39 am

Com a experiência que tenho da minha F1, as peças metálicas (quadro, escora, depósito, malas, rabeira, fundo do selim, suporte da ignição, a suspensão da frente, descanso) foram todas para jacto de areia seguindo-se a metalização e sem problemas nenhuns.. segundo o Sr que me fez o trabalho de pintura é o melhor tratamento a dar antes da pintura. (disse-me ele, assim é que é um trabalho bem feito). As peças mais frágeis realmente podiam ir a jacto de microesferas de vidro ou bicarbonato de sódio, mas não encontrei na altura quem me fizesse esse trabalho e quanto a preços se calhar subiria...  Rolling Eyes 

Sim peças de alumínio a jacto de areia realmente na certa dará mau resultado !! por ser abrasivo demais para o alumínio...  affraid 

Eu falei que poderá dar mau resultado usar escovas de arame no alumínio porque comigo foi assim.. Na casal personalizada que tive, nas peças de alumínio dos amortecedores, limpei-os com a tal escova la ficaram com aspecto limpo mas ficaram todos riscados.. não os queria pintar e a ideia era ficar assim senão ia ser complicado depois...

Já agora deixo aqui a minha experiência... Quando fiz o "restauro" da ex. minha casal personalizada usei o tal decapante limpei tudo muito bem lixei, o que me deu muito trabalho, mas ao mesmo tempo muito gozo de fazer. Depois disso pintei a spray de esmalte acrílico.. foi dado primário 2-3 vezes, depois a tinta mais umas 2x e depois o verniz por cima para acabar.. Conclusão, na altura até ficou mais ou menos porreiro mas passado pouco tempo já havia locais a querer levantar uns picos de ferrugem e qualquer toquezinho de nada lascava-se logo um bocado de tinta... No final de contas não me ficou muito mais barato..

Como lá diz o ditado "o barato sai caro...".  lol! 

Espero ajudar e não complicar mais......
Ver perfil do usuário
gj23

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Ter Mar 11, 2014 9:07 am

sem duvida alguma!!!
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Ter Mar 11, 2014 8:03 pm

Agradeço ao FNunes que se disponibilizou para me ajudar no tratamento do cilindro e cabeça do motor, bem como das jantes Smile

Queria entretanto perguntar se alguem conhece alguem que me posse decapar a jacto de areia as restantes peças como o quadro e assim. Sou de Vieira de Leiria, proximo da Marinha Grande (Leiria)
O deposito e os guarda lamas, talvez os trate com lixa, decapante e alguma paciencia!

Gostaria ainda que me explicassem a importancia da metalizaçao depois da decapagem. Se for efectuado a decapagem e depois levar logo primario/aparelho e tinta o trabalho nao fica em condiçoes?

No domingo quero avançar mais um bocadinho com este projecto e vou postando fotos das evoluçoes.

Os problemas que ficaram por resolver foram:
- Remover os rolamentos das jantes -> que ja sei como o fazer
- Remover a Tranca de direcção -> Estive a ler posts antigos e percebi que terei que remover como que uma especie de uma anilha que está do lado de fora e depois puchar, é isso? Como o post ja é antigo, as imagens que postaram na altura para a explicaçao ja nao sao possiveis de ver de maneira que ainda tenho algumas duvidas Smile

Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Ter Mar 11, 2014 10:28 pm

para retirar o canhão da tranca de Direcção tiras este freio e depois metes WD40 ou similar com fartura deixas actuar e se der com a ponta de uma chave de fendas inserida na ranhura da chave vais rodando ligeiramente para ambos os lados e puxando ao mesmo tempo logo que saia o suficiente puxas com um alicate, tendo a suspensão desmontada fica mais fácil pois tem um furo no interior do tubo e usando um pedaço de ferro em L da para empurrar o canhão, se a capa cromada estiver com ferrugem e preciso uma ferramenta para a sacar

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
Ultra

Pontos : 7139

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Qua Mar 12, 2014 10:09 am

Sempre em grande  Cool Nunes

Já abrias um tópico só pra isto... que dizes?  Laughing 

Trabalha é pra isso que o Admin te paga  lol!  lol!  lol!  lol!  Twisted Evil Olha lá por falar nesse gaijo ele já enviou a mota pró Cartaxo???

OH Sr. Administrador vai sair reza  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad 
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Qua Mar 12, 2014 9:18 pm

obrigado, esta em lista de espera junto com outros tópicos que já deveriam estar abertos mas ainda não tive hipótese
pois neste alem do canhão pretendo meter também como tirar o casquilho e como fazer o saca para esse trabalho

o Admin tem andado ocupado e ainda a não enviou, faz favor aperta com ele   

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 16, 2014 2:53 pm

Pois é caros amigos, hoje foi mais uma manha de trabalhos!
Seguem as fotos abaixo com as minhas duvidas:

Será que preciso de subtituir a cremalheira ou está em bom estado?

Tenho esta tampa partida. Será que é reparavel? Se nao for, onde posso adquirir uma?

Estado do pistão. Como nao percebo muito disto, nao sei se está bom ou nao. Aparentemente nao tem bom aspecto. Mas será que está bom? Uma lixadela em cima tira aquelas irregularidades? Que posso fazer para tratar isto? Comprar novo?

Embraigem. Isto parece bom. Qual a vossa opiniao?

Nao consegui tirar a porca Grande que esta no meio entre todas as molas. Isto porque quando rodo o roquete, toda a estrutura roda, e nao consigo desapertar. Algum truque?

Terei que substituir este vedante que está resequido

O aparato geral do motor demontado :)Aterrorizador pensar que no fim (nas montagens), nao podem sobrar peças Smile

Como desaperto este veio? Atraves desta porca? Ja desapertei a do outro lado, mas como ainda nao arranjei chave para este, ainda nao desapertei. Removendo esta porca, o veio sai?

Mais um vedante a subtituir.

Aparato Geral da Coisa! :/ CREDO tanta coisa !!

Questões actuais:
Precisava de arranjar uma caixa onde se coloca o conta quilometros, chave e assim. Onde o posso fazer?
Ver perfil do usuário
gj23

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 16, 2014 7:01 pm

bom trabalho!!!
continua!!!
desde ja dou-te os meus parabens, como es novato nisso, tens bastante coragem para
te aventurares numa abertura de motor, sem teres noçoes de mecanica!!!
Ver perfil do usuário
DiogoAf

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 16, 2014 11:33 pm

gj23 escreveu:
bom trabalho!!!
continua!!!
desde ja dou-te os meus parabens, como es novato nisso, tens bastante coragem para
te aventurares numa abertura de motor, sem teres noçoes de mecanica!!!

Tive coragem mas acabou-se xD ja entreguei essa parte a quem percebe da coisa. Até porque nao tenho noção se os componentes estao devidamente bons ou nao... De resto, os trabalhos rumam em bons ventos.
Tentarei ter este brinquedo concluido para 15 junho (encontro de motos em fatima) mas vamos ver. Nao prometo para nao falhar Smile

Deixo as fotos da fechadura que tranca a direcção. Depois de removido o freio e de bem regado com WD40, nem foi preciso puxar. Bastou virar o quadro que ele saiu. Obrigado pela ajuda

Ver perfil do usuário
AArmstrong

Pontos : 3013

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Dom Mar 16, 2014 11:52 pm

agora pegas no canhão e mandas fazer uma chave.

bom trabalho... desmontar é sempre a abrir... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 

se não sabes bem o que fazer , foi o que fizes-te melhor ao entregar o serviço a alguem experiente...

por vezes ha certos truques e avaliações que é preciso saber... eu tambem não os sei... mas imagino...
Ver perfil do usuário
F Nunes

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 17, 2014 12:22 am

o canhão já esta a jeito para mandar fazer a chave, e o motor completamente desmontado e pela avaliação feita antes de lavar em muito bom estado
amanha ponho fotos dele desmontado pois da desmontagem não tirei e já vinha meio desmontado

CASAL SEMPRE
Ver perfil do usuário
gj23

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 17, 2014 9:08 am

deste o trabalho ao nosso ""doutor nunes""

hehehehehe
fizes-te bem!!!
es como eu, desmonto tudo, mas na altura de montar,ta tudo fodi.....
nao percebo nada dessas coisas, mas enfim, ainda nao perdi a vontade de aprender!!!
tens certas coisas que e preçiso mudar como vedantes, rolamentos, a meu ver o pistao tambem,
mas com uma lavadela, nunca se sabe, mas a meu ver é melhor um novo!!!
depois o doutor da o diagnostico, para fazer o ""tratamento""!!! lol! lol! lol! 

cumprimentos
gilberto
Ver perfil do usuário
AArmstrong

Pontos : 3013

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   Seg Mar 17, 2014 11:30 pm

foi pro " tunel de vento " vai sair novo... o Mestre não brinca em serviço... Wink 
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Restauro Casal Fundador K168 - 1994   

Restauro Casal Fundador K168 - 1994
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Restauro Casal Fundador K168 - 1994
» Casal Fundador K168 89
» O meu primeiro restauro de raíz - Casal Fundador K168
» RESTAURO CASAL BOSS K168