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 Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado

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vitorlourenco82

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Qua Abr 25, 2012 1:07 pm

Francisco, sim, falava daquelas pequenas peças tipo tirantes dos travões, molas, afinadores da roda traseira, fixadores do cabo do travão da frente, etc, sei que há tratamentos para os parafusos e outras peças metálicas ficarem novas, só não sei quem as faz com qualidade e preço.
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F Nunes

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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Qua Abr 25, 2012 2:39 pm

vitorlourenco82 escreveu:
Francisco, sim, falava daquelas pequenas peças tipo tirantes dos travões, molas, afinadores da roda traseira, fixadores do cabo do travão da frente, etc, sei que há tratamentos para os parafusos e outras peças metálicas ficarem novas, só não sei quem as faz com qualidade e preço.

molas compra novas caso não encontres nas casa onde compras o restante material podes comprar numa casa especializada em parafusos e ferramentas cortas a medida voltas a primeira argola, afinadores da roda traseira custam cerca de 1 euro cada ,fixadores do cabo do travão da frente deves estar te a referir aos afinadores novos também cerca de 50 cêntimos cada que são iguais aos da embraiagem mais aquele curvo do acelerador e os cerra cabos, as restantes peças metalização e o melhor processo que conheço o mesmo para o quadro e restantes peças maiores pois no caso das peças pequenas a metalização evita a ferrugem.no caso das peças pintadas e igual com a diferença de serem pintadas este era basicamente o processo usado pelas fabricas sendo que usavam outros tratamentos que hoje em dia são proibidos inclusive a pintura que na maioria era celuloso ou sintético agora o usual são tintas base agua e brilho directo.penso que será vantajoso fazer uma lista de todo o material e saber preços pois por vezes fica mais barato comprar novo do que recuperar.

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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Sex Abr 27, 2012 9:21 pm

vitor desculpa a demora mas cá vai a foto da cola



sei que e um bocado cara pois e da wurth mas e muito boa usei muito para colar chapas de identificação em carros comerciais novos. e necessário ter cuidado pois seca muito rápido antes de a usar limpar mito bem ambas as faces a colar com álcool ou similar.

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Última edição por f nunes em Seg Jul 09, 2012 9:11 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Sab Abr 28, 2012 12:00 am

f nunes escreveu:
vitor desculpa a demora mas cá vai a foto da cola



sei que e um bocado cara pois e da wurth mas e muito boa usei muito para colar chapas de identificação em carros comerciais novos. e necessário ter cuidado pois seca muito rápido antes de a usar limpar mito bem ambas as faces a colar com álcool ou similar.


é pra colar o que Vitor?
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Sab Abr 28, 2012 9:18 am

Vítor também já não me lembrava para que servia isso, mas estive a reler o tópico e penso que o francisco deu esta idéia para colar a chapa do quadro depois de a retirar para decapar e pintar, mas ainda não estou convencido, há -de haver rebites daqueles para vender, pois o motor não original que tenho na mota tem a chapa de identificação do m147 fixa com esse tipo de rebites/cravos.
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Sab Abr 28, 2012 1:31 pm

vitorlourenco82 escreveu:
Vítor também já não me lembrava para que servia isso, mas estive a reler o tópico e penso que o francisco deu esta idéia para colar a chapa do quadro depois de a retirar para decapar e pintar, mas ainda não estou convencido, há -de haver rebites daqueles para vender, pois o motor não original que tenho na mota tem a chapa de identificação do m147 fixa com esse tipo de rebites/cravos.

sim a rebites, a ideia e colar e depois rebitar pois era frequente a chapa desaparecer no caso da chapa do quadro a cavidade e pequena e os rebites com a trepidação caem na macal falta me a chapa do quadro por esse motivo os emblemas do deposito colei e depois rebitei pondo cola nos rebites antes, as chapas do motor os rebites são metidos a pressão tipo cavilha e normalmente reaproveitados pois não se arranjam facilmente e também acontecia as chapas caírem ao pelo que era habitual nessas situações usar cola nos rebites e na chapa.

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Sab Abr 28, 2012 2:45 pm

Obrigado pelas explicações francisco, então não é fácil arranjar desses "cravos" novos? Vou então tentar retirar e aproveitar, bem como a chapa do motor que irá para esses lados, pois o dito está com a chapa do M147, não há problema em ir sem chapa, ou há?
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Sab Abr 28, 2012 8:16 pm

entao amigo vitor e fotos do resto da desmontagem?!?
estou a gostar estou a gostar,amanha irei colcoar ca o que fiz da minha Very Happy
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Sab Abr 28, 2012 8:28 pm

vitorlourenco82 escreveu:
Obrigado pelas explicações francisco, então não é fácil arranjar desses "cravos" novos? Vou então tentar retirar e aproveitar, bem como a chapa do motor que irá para esses lados, pois o dito está com a chapa do M147, não há problema em ir sem chapa, ou há?

não tem problema destina se a dar peças , para retirar a chapa e nesseçario muita paciência e cuidado para a não danificar não tentes tirar os rebites directo pois como são de alumínio acabas por corta los, para retirar a chapa, com um x acto começa por inserir a parte de corte da lamina entre a chapa e o carter lentamente vai levantando e inserindo a lamina depois com uma faca junto dos rebites força os lentamente a sair logo que saiam o suficiente tenta com um alicate roda los puxando ao mesmo tempo cuidado com o alicate para não esmagar a cabeça dos rebites podes também para facilitar banhar a zona da chapa com wd40, atenção que a chapa também e de alumínio e muito frágil na zona dos furos.

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Sab Abr 28, 2012 8:45 pm

Francisco grande explicação, amanhã vou po-la à prova!!

Diogo, a mota para já esta nos meus sogros, só vou lá ao fim de semana, hoje a mulher não quis ir mas amanhã estou lá, e na segunda também, e na terça idem idem, portanto conto que esta semana seja produtiva e fique pronta para decapar, depois só falta o resto das peças para decapar e metalizar tudo, guarda lamas da frente, o de trás ainda não sei, e o ferro de protecção do motor.
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 7:52 pm

Mais uma tarde, mais algum material desmontado.

A tarde começou assim...











Alguém me explica como desmontar este conjunto?



Ao retirar as duas borrachas onde apoia o banco, as mesmas rasgaram, pois devido à forma delas não devem ser feitas mesmo para tirar, alguém sabe se é fácil encontrar disso à venda? scratch



Não sei porquê, o braço que segura o escape, que tem dois parafusos, estava soldado na extremidade, mas aquilo tem aspecto de não ser originalmente assim, alguém confirma que o tal braço é só aparafusado?
Antes de desmontar.


Depois de desmontar.


Sim, o pousa pés está com uma solda que parece um matacão, vou ter de pedir ao chapeiro para dar um jeito a isto!


E no final do dia a "coisa" estava assim...



Perguntas importantes:
- Como desmontar o sistema de travagem traseiro para pintar a roda e tratar o resto?
- O apoio do escape é aparafusado apenas (dois parafusos) ou também é soldado?
- Como retirar o braço oscilante? Já desapertei do lado esquerdo (quem está sentado) a porca que lá tem, no entanto o veio nem mexe, e do lado contrário tem uma porca enorme mas fininha que não se mexe, como retirar aquilo?

Problemas encontrados:
- A caixa do conta quilómetros, como é normal, está toda partida na parte inferior, vai precisar de levar uma nova. Mad Mad
- Algumas soldas a precisar de ser revistas pois foram feitas à "badalhoco"!
- Serão precisos alguns freios metálicos (parecem uns arames) que não sei onde arranjar, mas não são muito importantes, são apenas pormenores a tratar;
Amanhã há mais...


Última edição por vitorlourenco82 em Dom Abr 29, 2012 8:33 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 8:08 pm

muito trabalho para um fim de semana
em relação ao escape nao tenho conhecimento que seja soldado ou aparafusado...
as borrachas do baco encontras com facilidade.
para retirar o braço do lado esquerdo tem uma porca e desapertar do lado direito com uma chave forte e um martelo das umas palmadas que vai comecar a sair
cuidado mas tens que desapertar tudo senão podes danificar a rosca do braço
boas sorte com o resto

cumprimentos casaleiros
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 8:15 pm

Calma calma, não foi trabalho de um fim de semana, foi só mesmo da tarde de hoje!! Laughing

Em relação ao resto, as borrachas arranjam-se numa casa de borrachas, ou mesmo nas lojas de material para motas?

Amanhã quero ver se termino o resto. Wink
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Dom Abr 29, 2012 8:53 pm

amigo Vitor bom trabalho, para desmontar o sistema de travagem traseiro muito wd 40 pois esta calcinado desapertar a porca da aste de travão desmontar as maxilas , a alavanca tambem esta calcinada e como e encaixada no veio com um sistema de estrias idêntico ao do pedal de velocidades com a diferença de ser cónico tentar descola lo abanando e enroscar a porca do veio sem anilha e sem encostar dar umas pancadas com pouca força para não danificar pois creio que por trás da alavanca tem um freio, as borrachas do banco chamam se batentes e em qualquer casa de borrachas de preferência com a velha para amostra tem, o suporte do escape de origem era só apertado com os dois parafusos ( e normal que o tenham soldado tal como os patins pois costumava alargar com a trepidação e os patins acontecia partirem em quedas e afins pelo que aparelho de soldar ficava mais barato do que arranjar com peças novas ) quanto ao veio do braço oscilante do lado esquerdo tiraste a contra porca mas o propio braço tem rosca que serve de porca
do lado direito o veio tem um encaixe onde deves por uma chave francesa grande e desenroscar o veio se conseguires tirar primeiro a porca casquilho melhor caso contrario penso que sai em conjunto com o veio não esquecer de tirar primeiro os copos de lubrificação
das pontas do veio e de preferência tirar o feio a roda lo como se de um parafuso se tratasse pois como disse o administrador e muito bem dando lhe umas palmadas depois de sair da rosca ele sai mas como tem casquilhos de plástico em ambas as extremidades e preferível desenroscar . soldas feitas à "badalhoco" não são originais .

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 9:06 pm

Obrigado Francisco, amanhã já vou fazer essas experiências todas! Twisted Evil Twisted Evil

Ahh, retirei a placa do motor, mas a mesma alargou dois dos furos pois já tinha sido reutilizada naquele motor! Mad
Uma boa notícia, já sei onde se arranjam os rebites de bater novos, e já abri um tópico com isso! Wink
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 9:35 pm

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vitor isso é que foi dar no duro...estou a gostar estou a gostar...bem o nosso amigo francisco já disse tudo,mas se quisseres uma marreta para tirar isso avisa que vou ai e dou-lhe forte nela Cool
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Dom Abr 29, 2012 10:08 pm

Obrigado diogo vou guardar essa ajuda para a montagem!! Laughing
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Seg Abr 30, 2012 9:14 am

Bons trabalhos Vitor tou a gostar de ver Cool

Os Vitor's são aquela máquina pá Laughing

Qto ás tuas duvidas estão todas respondidas pelos companheiros do forum... se precisares de mim sabes o meu nº Wink
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Seg Abr 30, 2012 7:36 pm

Bem, mais uma tarde de trabalho, e quase que posso dizer que a boss está totalmente desmontada!

A tarde começou assim:

Pouco depois de começar, decidi dar uma lavadela com a máquina de alta pressão, coisa que devia ter feito logo no início da desmontagem, pois é muito mais fácil de ver como tudo funciona! Suspect Embarassed

Tirei o pedal do travão e respectivo veio, sem espinhas! Wink

Ainda nesta foto vê-se o suporte do pousa pés soldado ao quadro, mas de uma forma que facilmente se consegue tirar.




Depois foi a vez do veio do braço oscilante, realmente a coisa não era assim tão difícil, e com as dicas que me deram, foi canjinha! cheers cheers


Depois foi a vez da forqueta e suspensão, também sem grandes dificuldades.






Já agora, estas "anillhas brancas" na extremidade do furo da forqueta, são de sair ou têm de ficar lá? scratch

E outra coisa, aquele pino soldado "à badalhoco" existe lá originalmente? Se existir o meu chapeiro põe aquilo mais bonito, senão é cortar fora!


E finalmente terminou assim, pois ainda tive de ir tirar uns 50kg de lama da minha hilux! Mad Mad


Neste momento ficou em falta:
- Retirar o canhão da tranca de direcção (Preciso de ajuda pois não encontro o tal freio que o F_Nunes disse para tirar);
- Desmontar as bainhas da suspensão da frente (não quis mexer pois não faço a mínima de como funcionam e se posso ou não estragar);
- Retirar a chapa do quadro, pois ainda não consegui retirar os rebites e tenho medo de forçar demais a chapa! No No
- Retirar os pousa pés pois como viram o suporte está soldado ao quadro, e como de momento não tinha rebarbadora, deixei ficar.
- Retirar e catalogar os parafusos para começar a comprar novos em inox, para já deixei-os apontados para não se perderem e para agora catalogar e ver as referências.
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Seg Abr 30, 2012 7:56 pm

estas "anillhas brancas" são as caixas de Direcção para retirar faz uso do martelo com um ferro da mesma forma que para tirar os rolamentos da roda .
aquele pino soldado "à badalhoco" e o batente da Direcção rectifica a solda pois o gajo faz la falta.
Desmontar as bainhas da suspensão da frente basta puchar que sai a bainha fica a mola que desenroscando também sai cuidado e ao limpar os copos para não danificar os redentores que caso a suspensão estivesse a babar deveras substituir.
o freio da tranca de Direcção devera estar onde indiquei na foto ( a seta esta um bocado manhosa mas e o que se arranja )

[img] By fnunes1 at 2012-04-30[/img]

os rebites depois de tirares as caixas de Direcção tenta com uma chave de fendas e martelo tendo o cuidado de tentar nao os cortar mas sim arrancar e principalmente
não apanhar a chapa

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Seg Abr 30, 2012 8:30 pm

F_nunes obrigado pelo esclarecimento, esse freio que fala é de que tipo?

Quanto ao resto é começar a preparar tudo para a pintura, pois não há tempo a perder! Cool


Última edição por vitorlourenco82 em Seg Abr 30, 2012 8:38 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Seg Abr 30, 2012 8:36 pm

vitorlourenco82 escreveu:
F_nunes obrigado película esclarecimento, esse freio que fala é de que tipo?

Quanto ao resto é começar a preparar tudo para a pintura, pois não há tempo a perder! Cool

e uma argola de arame que mal se nota mas deve la estar no topo da fechadura a menos que a boss use um sistema diferente vou tentar tirar foto de uma das minhas

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Seg Abr 30, 2012 8:41 pm

No sítio oposto ao da sua seta tem uma pequena ranhura, terá a ver com isso (não é um freio )?
Amanhã tiro uma foto melhor ;-)
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MensagemAssunto: Restauro de Casal Boss de 89 - Fase de desmontagem    Seg Abr 30, 2012 9:06 pm

na macal o freio fica na ponta da navalha



cuidado que depois de descolar tem tendência a ganhar vida o da macal retirei o para fotografar mas como ele foi dar um passeio quando o encontrar ou fizer outro poderei por foto, a ranhura que referes encontrasse no canhão suponho se assim for procura uma falha na circunferência e tenta empurrar o canhão um pouco para dentro forçando com a ponta da navalha na extremidade do freio junto da dita falha isto sempre com a previa ajuda do wd40.

a ranhura que referes nota se logo abaixo da ponta da navalha

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Última edição por f nunes em Seg Jul 09, 2012 9:33 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   Seg Abr 30, 2012 9:19 pm

Vou ver isso amanhã, obrigado caro amigo. Wink
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado   

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